Sáude em Cuba



Um país com poucos recursos, mas com vontade política e compromisso revolucionário dos trabalhadores da saúde, elaborou um dos sistemas de saúde mais eficientes. Atingindo os melhores indicadores de saúde do mundo*.
Talvez se possa perguntar sobre os aspectos qualitativos dessa saúde, questionar o excesso de enfoque biomédico quantitativo, mas foi bem notável a acessibilidade e o volume de trabalho/cuidado prestado às comunidades.

*Por exemplo:
Taxa de mortalidade infantil: 4,5;

Mortalidade materna (direta, por 100.000 nascidos vivos): 29,4;
Espectativa de vida ao nascer: 77,6 (masc: 76,9 e fem: 80,2);
Cobertura da assistência: 99,9%.


Convivemos e compartilhamos com um povo alegre e auto-confiante. Muito solidários, muito! Muito pragmáticos. Foi engraçado perguntar sobre aspectos mais subjetivos da saúde e receber respostas bem curtas e objetivas. Si o no.

Há muito grupos de saúde para a terceira idade. Pudemos perceber que trata-se de uma terceira idade bem ativa, dançante, "namoradeira", atenciosa e prestativa, interessada em saúde.

Um detalhe que foi importante observar é que em Cuba a motivação do médico não é econômica, não recebem maiores salários que outras profissões, mas sim um compromisso social. O comprometimento ideológico dos profissionais da saúde é fundamental.

Principais conquistas do Sistema de Saúde cubano.

Taxa de mortalidade infantil, do início da Revolução até a atualidade

Enfermidades transmissíveis eliminadas


Consultório médico público em área rural